Meus amigos e seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Santos Juninos. Vamos falar dos Santos Juninos na Catequese?

Prepare um ambiente bem acolhedor, com bandeirinhas, balões e sanfoninhas, fogueiras com papel celofane coloridas. Deixe tocando de fundo uma musiquinha bem típica de festa junina, só para que todos entrem no clima!

Divida a sua turminha em três grupos e distribua as figuras dos santos para uma pintura e reflexão;


 


 


 

Santo Antônio:

Fernando de Bulhões (Nome de Batismo de Santo Antônio) nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana. Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX. E é conhecido também como o santo "casamenteiro"...


 


    

São João:  

João Batista, primo de Jesus Cristo, nasceu no dia 24 de junho, algum ano antes de seu primo Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina. Foi degolada por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua enteada Salomé, pois a pregação do filho de Santa Isabel e São Zacarias incomodava a moral da época. Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão. Ele instituiu, pela prática de purificação através da imersão na água, o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Cristo nas águas desse rio. São João é muito querido por todos, sem distinção de sexo nem de idade. Moças, velhas e crianças, festejam o seu dia com fogos de artifício e balões coloridos, além dos banhos coletivos de madrugada. Acende-se uma fogueira à porta de cada casa para lembrar a fogueira que Santa Isabel acendeu para avisar Nossa Senhora do nascimento do seu filho.


São Pedro:  

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Ativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro papa. Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa. Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. 

Assim, para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra as portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".


3 comentários:

Vinicius disse...

Tia Érica achei muito legal o seu blog.

que Deus abençoe voce e sua familia

Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro disse...

Passando para deixar um abraço e a paz de Cristo. Tornei-me seguidora do seu blog, está lindo, parabéns!Voltarei sempre.
Aguardo sua visita.

Caminhando com Jesus ! disse...

Olá,muito lindo seu blog,conheci atraves dos Catequistas Unidos eu também tenho um blog espero sua visita.Fique com Deus e um abençoado final de semana.