Minha turminha

Minha turminha
1○Etapa -2016

Meus amigos e seguidores

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Coral Cênico Dalapagarapa de Sertãozinho e Uma mensagem de Natal












"Natal é tempo... de dar um toque na vida com as cores da esperança, da fé, da paz e do amor. Também é tempo de preparar, em nosso coração e em nosso lar, um espaço para acolher as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré e aceitar as inevitáveis surpresas da vida. Natal é tempo... de olhar para o céu, encantarmo-nos com a luz das estrelas e seguir a estrela-guia. É tempo abençoado de dar mais atenção à criança que mora em cada um de nós e às que encontramos em nosso peregrinar, à procura do caminho que nos leva ao Deus-Menino. Natal é tempo... de mais uma vez ouvir, acolher e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus. É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e, olhando para os “anjos aqui na Terra”, dar a nossa contribuição, para tornar este nosso espaço um pouco mais parecido com o Céu. Natal é tempo... de contemplar o Menino Jesus e Sua Mãe e envolvermo-nos em silêncio orante. É tempo de agradecer as manifestações de Deus e deixarmo-nos extasiar por esse Divino Amor que, na fragilidade de uma Criança, nos braços de Maria, veio iluminar nossa fé. Natal é tempo... de olhar para o mundo, alimentar a chama do amor e apreciar o milagre da vida. É tempo de seguir com atenção e humildade os passos dos pastores e os daqueles que têm coração simples e, em gestos de ternura, sintonizar mentes e aconchegar corações. Natal é tempo... de pensar no irmão próximo e distante e de colaborar para o renascer do amor. É tempo de, amorosamente, recompor a vida, perdoar e abraçar, com a ternura e a misericórdia do Coração de Deus, os registros de nossa infância e dos anos que já vivemos. Na jubilosa esperança do Natal de Jesus Cristo, estejamos atentos para perceber e realizar o bem que estiver ao nosso alcance e sermos um compreensível eco da mensagem de paz daquela noite em que, gerado por obra do Espírito Santo, de Maria nasceu o Salvador." Desejo-lhe um natal maravilhoso, meus amigos, e meus amigos catequistas Unidos!

Agora vejam uma vídeo que gravei no encerramento das novenas de natal de minha Paróquia um lindo auto de Natal, feito pelo belo Coral Cênico do Grupo Dalapagarapa de Sertãozinho, não pecam muito bonito. Pena que não consegui gravar até o final foi tudo Maravilhoso. Parabéns Ao Sérgio Coelho e todos os integrantes do coral cênico Dalapagarapa de Sertãozinho. 


e um Feliz  e grande Natal a todos.

Érica Magro Pires.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Quem lembra das férias santas do catequese na net levanta a mão?

Euuuuuuuuuuuuuuuu! rsrsrsrs, não só lembro como estou colocando em prática, algumas das atividades, estou tentando fazer essa postagem a dias mais a minha internet aqui em casa anda uma beleza sabe como é né, por isso não tenho postado muito por aqui ultimamente, mas venho aqui postar umas fotos que fiz das minhas crianças fazendo com muito carinho uma das atividades da nossa amiga Cláudia do Catequese na Net, onde a Admiro muito, aos poucos vou postando todas fotos de cada atividade feita com eles, Cláudia você e todos do Grupo Catequista Unidos tem me ajudado muito esse ano com suas atividades, pois eu estava já até pensando em para de ser catequista e desanimada , mas depois que conheci você e esse grupo maravilhoso, fiz amigo que agora moram no meu coração Obrigada, pois graças a vocês sou uma catequista mais informada hoje, beijos a Você minha amiga Cláudia e a todos os meus amigos do catequista unidos seu que ando em falta com vocês mas vou recuperar esse tempo perdido aos poucos. Agora chega de blá blá blá, e vamos a fotos espero que gostem pois eles adoram fazer rsrsrs.....

Maria Júlia se preparando o lápis para pintar o seu relógio rsrs

Gabriela Compenetrada na sua pintura rsrs

Nicole, pintando bem devagarinho rsrs

Luigi, pintando muito bem sem borrar hein rsrs

Cauã muito concentrado rsrs

Helena sempre sorridente

Laura, faz tudo com muita alegria

Maria Julia como sempre apontando seus lápis rsrsrs

Gente olha o Diego apena 3 aninhos e já na pré catequese e faz tudinho, daquele jeitinho né, ele fica na minha turminha enquanto seus irmãos fica na outra turminha da 1ª etapa pois a mãe trabalha e não tem com quem ele ficar, mas adoramos a presença dele e ele esta aprendendo muuuuuiiiito ne Dieguinho nosso mascotinho da Turminha rsrsrsrs

Anna Clara, essa daí é pinta brava rsrsrsr mas amo sua pinturas....

Olha terminado

Vivaaaaaaaa, olha o relógio do dieguinho que lindinho rsrsrs

Só alegriaaaaaaaa

Bom até o próximo encontro pessoal Jesus espera vocês com muito carinho  beijos.

Bom Pessoal esse foi o nosso encontro, espero que tenham gostado, e agora aos pouco vou postando aqui como foi nossos encontros um beijos em cada um de vocês . Até a próximaaaaa.


postado por: Érica Magro.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sugestões de Bíblia para colorir

Como as minhas crianças ainda não sabem ler e escrever trabalho somente com imagens, desenhos para colorir, claro que sempre explicando sobre o desenho aplicado...imagens pega na net, se tiver alguma de que não sei a fonte por favor me avise que darei os devidos créditos. Abraços a todos.


Setembro mês da Bíblia




CONVERSANDO SOBRE A BÍBLIA
01) Qual o significado da palavra "Bíblia"?A palavra "Bíblia" é de origem grega e quer dizer "LIVROS". São, ao todo, 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
02) Quem é o autor da Bíblia?O autor da Bíblia é Deus.Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.
 03) Os autores humanos da BÍBLIA apenas "copiaram" o que Deus "ditou" a eles?Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras - e dos próprios conhecimentos - para redigir os textos inspirados.
04) Como a Bíblia foi escrita?A BÍBLIA foi composta "A  DUAS MÃOS": por Deus, que a inspirou, e pelos homens e mulheres que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em "mutirão".
05) Quando a Bíblia foi escrita?A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.
06) Onde foi escrito o Antigo Testamento?O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).
07) Onde foi escrito o Novo Testamento?Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).
08) Em que línguas foram escritas a Bíblia?A Bíblia foi escrita em HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.
09) Quantas traduções existem da Bíblia?A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente DOIS MIL IDIOMAS. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).
10) No que foi escrita a Bíblia?Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).
11) Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estévão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.
12) Quais são as duas grandes partes da Bíblia?A Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.
13) Como está dividido o Antigo Testamento?O Antigo Testamento está assim subdividido: PENTATEUCO (os cinco primeiros livros, do Gênesis ao Deuteronômio; livros HISTÓRICOS (16 livros, de Josué a Macabeus); livros POÉTICOS ou SAPIENCIAIS (7 livros, de Jó a Eclesiático) e, livros PROFÉTICOS ( 18 livros, de Isaías a Malaquias).
14) Como está dividido o Novo Testamento?O Novo Testamento apresenta a seguinte subdivisão: livros HISTÓRICOS (os 4 Evangelhos mais o livro dos Atos dos apóstolos); CARTAS DOS APÓSTOLOS (21 cartas, de Romanos a Judas) e, livro PROFÉTICO (apenas um, o Apocalipse, o último livro da Bíblia).
15) O que são os livros APÓCRIFOS?Os apócrifos são livros escritos nos tempos em que foram escritos os demais livros da Bíblia, mas que não foram escritos sob inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao livro da Bíblia.
16) Quantos livros tem a Bíblia Protestante?A Bíblia Protestante tem 66 livros, 7 a menos que a Bíblia Católica. Os livros de Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e parte dos livros de Ester e Daniel fazem parte da Bíblia Católica mas não da Bíblia Protestante.
Razões teológicas e históricas levaram os judeus - e depois os protestantes - a considerar esses livros como livros apócrifos.
17) É certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.
18) Quem é o centro da Bíblia?O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza.
19) Quem pode interpretar a Bíblia?Só a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações de sua comunidade vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamento da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.
20) Como estudar a Bíblia em grupo?O Grupo de Reflexão (Círculo Bíblico) é um lugar e um modo seguro e privilegiado de estudar e interpretar a Bíblia em comunidade. É no Grupo de Reflexão e Vivência que os católicos "misturam"a vida com a fé e aprendem a ser solidários uns com os outros.
21) É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, desde que quem os memorize também os pratique. Quem conhece passagens da Bíblia "de cor" mas não se esforça por vivê-las é um falso cristão.
22) Com que atitude deve-se ler a Bíblia?A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.
23) Como procurar e encontrar uma citação bíblica?As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do LIvro (abreviado), Capítulo e Versículo.
Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez.

 A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo.
Exemplo: Jo 6,50 = Evangelho de São João, capítulo seis, versículo cinqüenta.
 O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos.Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto.
Exemplo: Jo 1,3.9 = Evangelho de São João, capítulo um, versículos três e nove.
 O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro.
Exemplo: Jo 17,20-26 = Evangelho de São João, capítulo dezessete, versículos de vinte a vinte e seis. O traço pode também indicar uma seqüência de capítulos.
Exemplo: Jo 17,20-18,12 = Evangelho de São João, do capítulo dezessete, versículo vinte, até o capítulo dezoito, versículo doze.
 O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro.
Exemplo: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis.
Outro exemplo: Jo 1,5;Mt1,22: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de São João e a outra no Evangelho de São Mateus.
 Um esse ( S ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado.
Exemplo: Jo 1,5s = Evangelho de São João, capítulo um, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja: Jo 1,5s = Jo 1,5-6.
 Dois esses ( SS ) indicam os versículos seguintes ao citado.
Exemplo: Jo 1,5ss = Evangelho de São João, capítulo um, versículos cinco e seguintes, até onde interessar a citação.
 Às vezes encontramos um a, ou b, ou  ainda um depois da citação do versículo.
Exemplo: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b, deve-se ler a segunda parte desse versículo e, quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases.
 Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo.
Exemplo: Jd 3 = Carta de São Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo.
Exemplo: Jo 2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de São João.
Créditos:
Padre Cristovam Iubel

LER A BÍBLIA
  Quando somos perseguidos ou caluniados, vamos ler:
Sl 10; 12; 120; 140;  Jr 20,7-13;  Nt 10,17-25
 Quando somos tentados, vamos ler:
Sl 73; 141;  Dt 8,1-6;  Mt 4,1-11;  Tg 1,12-15
 Quando  estamos profundamente arrependidos, vamos ler:
Sl 51;  Jó 42,16;  Lc 15,1-32;  1Jo 3,3-24
 Quando não sabemos que rumo tomar, vamos ler:
Sl 1;  Dt 30,15-20;  Mq 6,1-8;  Jo 3,1-21;  Rm 7,14-25
 Quando achamos a vida inútil e sem sentido, vamos ler:
Sl 90;  Ecl 4,1-12;  Lc 24,12-35
 Quando estamos revoltados contra a injustiça e a opressão, vamos ler:
Sl 58; 94; 101;  Is 33,1-6;  Hab 2,5-20;  Jo 10,1-21
 Quando sentimos dificuldades em perdoar alguém, vamos ler:
Sl 130;  Jn 1,3;  Mt 18,23-35;  1Cor 13,1-13
 Quando Deus nos parece distante, vamos ler:
Sl 139;  Mt 6,25-34;  Fl 4,4-9
 Quando necessitamos de confiança e refúgio, vamos ler:
Sl 3; 27; 42; 56; 61; 63;  Dt 32,1-4;  Mt 11,28-30
 Quando achamos que não adianta rezar, vamos ler:
Sl 4; 6;  Lc11,1-13;  Jo 17
 Quando estamos doentes, vamos ler:
Sl 38; 88; 102;  Tg 5,11-15
 Quando conseguimos sair vitoriosos numa dificuldade ou reivindicação, vamos ler:
Sl 18; 118;  Ex 15,1-21;  Jt 16,1-17;  Is 42,10-17
 Quando queremos agradecer, vamos ler:
Sl 40; 113; 138;  Dn 3,57-88;  Lc 1,46-55;  Ap 15,3-4
 Quando vamos participar do culto na Igreja vamos ler:
Sl 15;  Is 1,10-20;  Lc 18,9-14;  Tg 2,14-26

PARA AJUDAR
 Sl = Salmo   Jr = Jeremias   Mt = Mateus   Dt = Deuteronômio   Tg = Tiago    = Jó   Lc = Evangelho de São Lucas   1Jo = 1ª Carta de São João   Mq = Miquéias   Jo = Evangelho de São João   Rm = Carta aos Romanos   Ecl = Eclesiastes   Is = Isaías   Hab = Habacuc   Jn = Jonas   1Cor = 1ª Carta aos Coríntios  Mt = Evangelho de São Mateus   Fl = Carta aos Filipenses   Ex = Êxodo   Jt = Judite   Dn = Daniel   Ap = Apocalipse