Meus amigos e seguidores

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A FESTA DE CORPUS CHRISTI
ESTE É O PÃO QUE DESCEU DO CÉU
(Jo 6,58a)

Hoje, vamos aprender um pouco sobre uma festa muito importante no nosso calendário religioso: a festa de Corpus Christi.
Neste ano ela será comemorada no dia ____________________.
Na minha Paróquia, teremos uma Procissão às ________ horas, iniciando com a Santa Missa e saindo de ________________________________ até _________________________________.


A instituição da Eucaristia é um acontecimento maravilhoso que, no entanto, fica um pouco "apagado" em meio às celebrações da Semana Santa, na Quinta-feira, bem às vésperas da celebração do sofrimento e morte de Jesus, na Sexta-feira da Paixão. Então, para dar a esse acontecimento todo o destaque que ele merece, a Igreja estabeleceu uma nova ocasião para sua celebração: é a festa de Corpus Christi, ou festa do Corpo de Cristo.
Há uma tradição antiga em muitas cidades brasileiras de enfeitar as casas ou as ruas com flores, serragem tingida e outros elementos, formando um tapete por onde o padre caminha carregando a Hóstia Consagrada dentro de um objeto chamado ostensório. O povo segue em procissão, junto com o padre, rezando e cantando hinos de louvor a Jesus, presente na Eucaristia.
É muito legal participar da decoração das ruas e das casas para esta celebração! Porém, é mais legal ainda participar desta procissão com bastante fé e amor. Melhor ainda: é muito bacana participarmos da missa todo domingo, rezando e - para os que já fizeram a primeira comunhão - recebendo Jesus Cristo em nós através da Eucaristia.
Por fim, vale lembrar que quem recebe o Corpo de Cristo está fortalecendo sua alma para ser capaz de viver tudo aquilo que Ele nos ensinou, a começar pelo amor a Deus e ao próximo.
Quem tem essa força de Deus sabe que precisa lutar para que o mundo se torne um lugar bom para todos viverem, inclusive para os mais humildes, para os sem-terra, sem-teto, sem-trabalho, sem-saúde, sem-educação etc.
Só rezar, cantar ou ir à missa não vale - é preciso também fazer o bem!
Senão, para que tanta força e energia?

Um comentário:

Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro disse...

Que legal essa postagem Érica, amei!!!
Disperta o interesse e curiosidade dos pequenos, não? E até dos grandinhos, rsrsrsrs
Beijos e boa semana com muitas alegrias