Minha turminha

Minha turminha
1○Etapa -2016

Meus amigos e seguidores

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jornada Missionária leva mais de 5 mil fiéis a Sertãozinho

Jornada Missionária leva mais de 5 mil fiéis a Sertãozinho

 
 
 
Mais de 5 mil fiéis lotaram as dependências do Ginásio de Esportes Pedro Ferreira dos Reis “Docão”, em Sertãozinho, na tarde de domingo, 23 de outubro, Dia Mundial das Missões, para a concelebração eucarística da Jornada Missionária da Sub-Região RP-1. A sub-região RP1 é composta pelas dioceses de Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista e arquidiocese de Ribeirão Preto, e a celebração uniu as dioceses no espírito do projeto da Missão Continental, lançado em 2007 na Conferência Episcopal de Aparecida. Um dos compromissos centrais da Conferência de Aparecida, em 2007, foi despertar a consciência discipular dos cristãos, resgatar a dimensão missionária da Igreja e convocar para uma Missão em todo o Continente.
Abertura – A concelebração eucarística, presidida pelo bispo da diocese de Franca, dom Pedro Luís Stringhini, contou com a presença do bispo da diocese de São João da Boa Vista, Dom Davi Dias Pimentel, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. As caravanas das paróquias lotaram o ginásio e foram identificadas pelo uso de uma cor, seja nas bandeirinhas acenadas ou nas camisetas. As cores usadas lembraram os cinco continentes e fizeram referência a natureza missionária da Igreja, dando um colorido ao ginásio com as seguintes identificações: Ribeirão Preto pela cor vermelha; São João da Boa Vista na cor verde; Franca usou a cor azul; Jaboticabal com a cor amarela e o presbitério identificado pela cor branca.
Na abertura da celebração, antes da procissão de entrada, os andores com os padroeiros das dioceses foram entronizados: Imaculada Conceição, diocese de Franca; Nossa Senhora do Carmo, diocese de Jaboticabal; São João Batista, diocese de São João da Boa Vista; e São Sebastião, arquidiocese de Ribeirão Preto.
Cruz e Ícone de Nossa Senhora – A entrada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina o Ícone de Nossa Senhora, foram entronizados pelos jovens, emocionou os fiéis e marcou o encerramento da visita dos símbolos na Arquidiocese de Ribeirão Preto, depois de seis dias de peregrinação por paróquias, colégios, presídios e ruas das cidades, num sinal da presença do amor de Cristo e do protagonismo dos jovens em assumirem a responsabilidade e o compromisso de serem sinais dos valores evangélicos na sociedade.
Homilia – Dom Pedro Luiz Stringhini iniciou a homilia convidando Dom Davi para uma breve saudação aos presentes. Em continuidade, D. Pedro, citou a calorosa acolhida preparada pela Arquidiocese de Ribeirão Preto, na cidade de Sertãozinho, e referiu-se a D. Joviano, citando que o arcebispo está bem e em ótima recuperação da saúde, e a D. Antônio Fernando Brochini, que passou por uma cirurgia na vista nesta semana, estando ambos os bispos em período de convalescência, o que explica o motivo de suas ausências.  
Para D. Pedro, a coincidência da data da presença da Cruz Peregrina com a celebração da Jornada Missionária, é uma grande bênção para a sub-região RP-1: “Vê-la assim tão perto de nós é motivo de uma grande ação de graças. A Cruz do Cristo é sempre a presença do próprio Cristo e está é a Cruz do Cristo Universal, da Igreja Católica e Cruz da Juventude, unir o sofrimento, os anseios, as alegrias da juventude do nosso país à vida, ao sofrimento, à Cruz, à Ressurreição do Cristo, realmente é uma grande bênção para todos nós”.
O sentido da vida missionária pontuou ainda a homilia do bispo de Franca, ao se referir sobre o objetivo desta Jornada Missionária, pensada e amadurecida a partir da Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB de 2010, e levada adiante pelos responsáveis pela sub-região RP-1. Segundo D. Pedro “nós somos todos discípulos missionários de Jesus Cristo, e vamos sair daqui para cumprir o objetivo de evangelizar e levar o Evangelho de Jesus Cristo. Como esta Cruz da Juventude está nos ajudando a evangelizar. Como a juventude católica do Brasil está ajudando a Igreja a ser missionária”, destacou D. Pedro.
No final da celebração, antes da bênção final, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Sertãozinho, foi entronizada solenemente no ginásio. Após a bênção final a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram transmitidos aos jovens da diocese de São João da Boa Vista, dando sequência a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelas dioceses do Brasil até chegar a cidade do Rio de Janeiro, sede da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
Por Márcio SmiguelPastoral da Comunicação - Arquidiocese de Ribeirão Preto
 
24.10.2011
 
 
São Sebastião - Arquidiocese de Ribeirão Preto
 
 
Imaculada Conceição - Diocese de Franca
 
 
São João Batista - São João da Boa Vista
 
 
 
 
 
Nossa Senhora do Carmo - Diocese de Jaboticabal
 
Dom Pedro Luiz e Dom Davi
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Fonte: site da Arquidiocese de Ribeirão Preto. http://www.arquidioceserp.org.br/default2.asp?active_page_id=1751.
 entre e confira.

1 comentários:

CATEQUESE N'ATIVIDADE disse...

Fico muito feliz e emocionada quando vejo tantos jovens juntos por um ideal tão belo!

Abraço fraterno e a paz!
Rê Furlan