Minha turminha

Minha turminha
1○Etapa -2016

Meus amigos e seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A quaresma se inicia com a Quarta-feira de cinzas. Por que?

História da Quarta-feira de cinzas da Quaresma 

Com a Quarta-Feira de Cinzas, começa oficialmente o tempo da Quaresma e o Ciclo Pascal.

Quaresma, uma vez mais. Tempo forte na caminhada do ano eclesiástico. Convite e apelo para o silêncio, a prece, a conversão.

E quando se fala em quaresma, geralmente a gente tem uma idéia de uma coisa negativa, como antigamente.

Tempo de medo, de cachorro zangado, de mula sem cabeça e outras coisas mais.Para outros a quaresma parece superada pelo modernismo e é hoje apenas uma recordação negativa do passado ou um retrato na parede, simplesmente.

Penso, para nós cristãos é o tempo de conversão, de mudança de vida, de acolher com mais amor a misericórdia de Deus que nos quer perdoar.

E é também o tempo onde as comunidades se preparam para viver o mistério da páscoa. Isto é, tempo da hora de Jesus Cristo do seu seguimento em que ele caminha em direção da sua hora que é a entrega total da sua vida a Deus pelos homens, seus irmãos.A quaresma é para cada um de nós um tempo de oração e de conversão.

Tempo de crescer em comunhão com todos os homens, principalmente com os mais pobres e necessitados.

Eles nos lembram o rosto sofrido de Jesus e nos convidam a viver com mais fidelidade a caridade, o amor fraterno, que o Evangelho exige de nós.:

A quaresma se inicia com a Quarta-feira de cinzas. Por que?

A Bíblia nos conta que, certa vez, o general Holofernes, com um grande exército, marchou contra a cidade de Betúlia. O povo da cidade, aterrorizado, reuniu-se para rezar a Deus. E todos cobriram de cinzas as suas cabeças, pedindo o perdão e a misericórdia de Deus. E Deus salvou o povo pelas mãos de Judite. A cinza, por sua leveza, é figura das coisas que se acabam e desaparecem. É usada como um sinal de penitência e de luto. Nós a usamos hoje, neste Quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da quaresma, reconhecendo que somos pecadores e pedindo perdão de Deus, desejosos de mudarmos de vida.

Quarta-feira de cinzas tempo de jejum e abstinêcia!

Certa vez, numa exposição de pinturas em Londres, um artista apresentou um quadro que ficou famoso. Quem olhasse para aquela pintura, à primeira vista tinha a impressão de estar vendo um homem piedoso em atitude de oração: ajoelhado, de mãos postas, cabeça baixa, possuído de grande paz interior. Aproximando-se, porém, da tela e vendo com mais atenção, percebia-se que a coisa era bem diferente: via-se um homem espremendo um limão num copo, tendo o rosto tomado de ira. O genial pintor quis retratar ali um homem hipócrita. De fato, olhando superficialmente, o hipócrita parece um homem piedoso. Mas é só aparência. Na realidade, até quando está rezando, está muitas vezes tramando alguma coisa contra alguém. O grande pecado do hipócrita é esse: Ele não serve a Deus. Pelo contrário: serve-se de Deus. É um falso santo. Tem mãos postas, a cabeça inclinada e olhar de piedade, mas não está orando. Ao contrário: está apenas tirando proveito da religião em benefício de seu egoísmo. Esse tipo de gente só faz mal à Igreja tanto é que, quando a televisão quer ridicularizar a religião, focaliza esses piedosos hipócritas. Mostra tais beatas rezando na igreja, com véu na cabeça, rosário na mão e olhares piedosos... Depois mostra os mesmos fazendo o contrário fora da Igreja.

Jesus era chamado de o bom mestre. Como de fato Ele o era. Perdoou a Maria Madalena, a pecadora, perdoou a Pedro que o traiu, perdoou o ladrão no alto da cruz, mas se existia uma classe de gente que ele não engolia eram os escribas e os fariseus. Para eles Jesus lançou as palavras mais duras: "Ai de vós escribas e fariseus hipócritas... vós pareceis com os sepulcros caiados , que é pintado por fora, mais lá dentro existe toda a espécie de podridão". Gostavam de se mostrar ao fazer o jejum, ao dar esmolas, pagar o dízimo, etc.O jejum, a esmola e a oração são expressões de nossa gratidão a Deus por tudo o que ele nos concede, por isso não há motivo para exaltar nossas ações caridosas perante os homens.

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM


Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/quaresma/17.htm

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Presente de amiga Unida rs

Ganhei da nossa Amiga Kesia, obrigada qurida pelo carinho. aproveite e fazem uma visitinh a ela:

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Meu 1º encontro desse ano

Olá amigos catequista e visitantes , vim hoje através dessa postagem contar e agradecer. Contar como foi o meu 1º encontro com as minhas crianças na catequese e também agradecer, os meus amigos acho que depois de ontem posso chamá-los assim rsrs, agradeço ao Jonathan Cruz (do blog catequese com Criança)  e o Manoel Xavier (do blog Família para Deus ) pois sem ajuda deles meu encontro não teria saído perfeito. ( afinal nosso grupo maravilhoso já fala neh Somos Unidos CATEQUISTA UNIDOS rs) O Jonathan me ajudou com desenhos e dinâmica, postado em seu blog. onde ainda tarde quase noite eu ainda estava no escuro e preocupada, ele me deixou calma e me ajudou. E o Manoel que me ajudou baixar as musiquinhas do youtube, fiquei muito feliz por ter dado tudo certo.agradeço vocês meus amigos de coração. Agora no encontro foi tudo alegre as crianças adoraram pintar os desenhos que vão ser a capa dos caderninhos deles, fizeram a oração do santo anjo, pintado um anjinho na folha e em baixo a oração, entreguei a eles um coração escrito seja bem vindos a catequese com um pirulito de coração junto, eles adoraram. Cantaram muito a musiquinha do Cantinho da criança - A Chavinha que com a Ajuda do Manoel baixei do youtube e também a música da Oração da criança também tirada do youtube. 
Pessoal eles são pequenos todos com 6 aninhos, mas acho que estou me realizando, é a primeira vez que fico com pré - catequese, e pelo visto estou amando. Não vejo a hora de chegar a terça feira de novo para outro encontro pena que na próxima é carnaval e não terá encontro. Mas já estou preparando o próximo encontrinho para eles e com certeza vai ser cada dia melhor esse foi o meu 1º dia de encontro esse ano.


Abaixo postarei as musiquinhas que passei para eles hoje e a oração do santo anjo.




 essa foi para os meninos peguei do blog do Jonathan catequese com criança
 e esse para as meninas também do blogf catequese com criança
Abraços a todos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Crachá e Abertura do ano catequético da Nossa Paróquia

No último sábado, dia 11/02/2012, tivemos a abertura do ano catequético da Paróquia São João Batista, as 9:00h foi muito bonito conhecemos as crianças, nossa turminha eu este ano vou trabalhar pela primeira vez com a Pré - catequese, com os pequeninos, um desafio novo para mim pois sempre trabalhei com a 1ª etapa e 2ª etapa estou com friozinho na barriga rsrs mas sei que Jesus me capacita e vou tirar de letra. Na abertura cada catequista fez um crachá para seus catequizando e o meu ficou bem colorido, adaptei de uns crachá que vi na internet, agora não me lembro certinho de onde tirei as imagens mas se souberem podem entrar em contato comigo que darei os devidos créditos. abaixo coloquei as fotos dos crachás prontos e para poderem copiar e fazer também.Há e amanhã vou ter o primeiro encontro com meus catequizando estou super ansiosa, Depois eu conto como foi o primeiro encontro para vocês beijos a todos.







terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Promoção no Cantinho do Blog


Veja as regras para participar.


eu estou participando participe você também.