Minha turminha

Minha turminha
1○Etapa -2016

Meus amigos e seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Selinho Recebido com muito amor e carinho

Olha que lindo esse selinho, Que o fez, foi o nosso amigo Manoel do blog Família para Deus, ele ofereceu a todos nós catequistas unidos. E gente por ser o primeiro selinho, ficou lindo néh, ai será que é o primeiro mesmo hein, rsrsrsrsr, Parabéns e Muito Obrigada Manoel. Deem uma passadinha por lá para ver como o blog é matavilhoso. 


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Agosto mês vocacional - Atividades

Essa é uma das atividades para o mês vocacional, que passo para as minhas crianças.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Está chegando, o dia do 1º Hallel de Sertãozinho, vamos participar pessoal.


Como nasceu o evento

Desde 1988, com efetivo trabalho de evangelização e formação da Igreja Católica, surgiu o Hallel, que significa “Aleluia - Cântico de louvor a Deus”, nasceu da idéias de alguns jovens em Franca-SP, na intenção de proporcionar e impulsionar a conversão de crianças, jovens, adultos e idosos.
Durante estes 23 anos, o Hallel vem crescendo e espalhou-se por várias cidades no Brasil e no exterior.
Deus colocar ardentemente em nossos corações que a atitude deve partir de nós, nossos Padres comungam com este evento e temos a Benção de nosso Arcebispo Dom Joviano de Lima Junior, que lançou o Projeto
SIM – SER IGREJA EM MISSÃO.

Com muita fé, oração e amor por esta obra de evangelização que é o Hallel, e impulsionados pelo poder do Espírito Santo, iremos “DERRUBAR AS MURALHAS” que muitas vezes nos afasta uns dos outros, e nos impede de mostrar a graça de nosso Senhor Jesus para todos.

Sentimo-nos mais que bem vindos a trabalhar nessa grande obra de Deus que é o Hallel.
Que Ele passe à sua frente e cuide para que tudo seja feito conforme a Sua vontade.

Desde já agradecemos pelo apoio e orações.

Sérgio Coelho
Coordenador Geral Hallel Sertãozinho

Agora em Sertãozinho... Deus Abençoe !!!

Hallel Sertãozinho é um sonho de Deus.
“Derrubando Muralhas” (Josué 6, 20-27)

Para Sertãozinho o Hallel acontecerá como uma benção de Deus,

 este é nosso sonho, pois sentimos nossa igreja local um tanto desunida
 quando falamos de eventos que Evangelizam.
Localize pelo Google Mapas - Rua Washington Luiz, 2123, Sertãozinho - São Paulo

MISSA - ARCEBISPO E PADRES LOCAIS
CELINA BORGES - BELO HORIZONTE - MG
CAMILA MAX - UBERLÂNDIA - MG
BANDA MYRON - FRANCA - SP
VIA 33 - SÃO PAULO - SP
COSME - RIO DE JANEIRO - RJ
MARILIA MELLO - SÃO PAULO - SP
ANDRÉ BOLELA - FRANCA - SP
THE FLANDERS - CAMPINAS - SP
BANDA ESTIGMAS - SERTÃOZINHO - SP
PE. KLEBER - ARAUTOS DA MISERICÓRDIA - RIBEIRÃO PRETO -SP
 MÓDULO DE MARIA E MÚSICOS - PROGRAMAÇÃO
BANDA PLENITUDE - SERTÃOZINHIO-SP
ESTAÇÃO 12
VIA 33
COSME
BANDA KALEW -
BANDA VOX - SERTÃOZINHIO-SP
BANDA MYROM - FRANCA-SP
BANDA NEBLINS - SERTÃOZINHIO-SP
THE FLANDERS - CAMPINAS-SP
BANDA CORPUS - SERTÃOZINHIO-SP
BANDA ETHOS - SERTÃOZINHIO-SP

E MUITO MAIS !!!
HALLELZINHO
BARRACAS DE ALIMENTAÇÃO
CONFISSÃO
EQUIPE HALLEL SERTÃOZINHO

SANTA ANA E SÃO JOAQUIM, PAIS DE MARIA, AVÓS DE JESUS

Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertenciam à família real de Davi.
Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rubem por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência.
 Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida.
 A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. 
Já no ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando à maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha. Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha.
Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto.
Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879.
Em França, o culto da Mãe de Maria teve um impulso extraordinário depois das aparições da santa em Auray, em 1623.
Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.





SANTA ANA DE DEUS AMADA E DE TODA A ALEGRIA
 SEDE SEMPRE NOSSA ADVOGADA, POIS É MÃE DE MARIA
ASSIM COMO ISTO É VERDADE SENHORA MINHA
FAZEI COM QUE MINHAS PENAS E AGONIAS
SE VOLTEM HOJE E SEMPRE EM ALEGRIAS
SANTA ANA SANTÍSSIMA MÃE DE MARIA SACRATÍSSIMA
SANTA ANA AVÓ DE CRISTO MÃE DA MÃE DE DEUS
POR TEU GRANDE MÉRITO TENDE COMPAIXÃO DE NÓS
VOLTAI TEUS OLHARES A MINHA A MINHA DOR
ENXUGAI MEU PRANTO ACALMAI MINHA AFLIÇÃO
MINHA SENHORA SANTA ANA COM TÃO BELO DOM NASCESTE
QUE A QUEM SUAS PENAS TE CONTAVAM
VÓS SEMPRE SOCORRESTES
SENHORA SANTA ANA, MÃE DE MARIA, AVÓ DE JESUS, ROGAI POR NÓS!
SÃO JOAQUIM ROGAI POR NÓS!


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ebaaaa, mais um selinhooooo

Pessoal olha que lindo que recebi do catequista Roberto.

Obrigada Roberto, por esse carinho, tenho certeza de que você o fez com amor, para nós, e com certeza este blog segue os passos de Jesus.

Deus se comunica sempre com o homem

"A teologia se debruça sobre o mistério de salvação, que é um mistério de amor e de comunicação (...). Se refletirmos, em nós mesmos veremos sempre a Deus se comunicando conosco e com a humanidade". Foi o que afirmou a professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer, em sua Conferência sobre Teologia da Comunicação, na manhã desta quarta-feira, 20, no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), no Rio de Janeiro.

A professora explicou que o Cristianismo é uma religião revelada - a revelação de Deus aos seres humanos - e uma religião do livro - pois tudo foi escrito na Bíblia. Portanto, a revelação cristã é histórica. "E na história poderemos ouvir a Palavra de Deus. O Povo de Israel foi lendo e percebendo os fatos que aconteceram em sua história, não como acontecimentos isolados, mas unidos num horizonte de um sentido maior, pois ali estava em pessoa o próprio Deus", afirmou.

Maria Clara destacou que a fé cristã diz que, na origem, está o maior mistério de comunhão e comunicação: a Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. "Isso nos mostra que nosso Deus não é solitário, mas é comunhão, vida, participação de felicidade, família (...) em Três Pessoas distintas e que são um único Deus", explicou.

"É em Deus Trino que temos uma união, que não é uniformidade, uma Trindade na unidade, uma diversidade que não é divisão, uma distinção que não é anarquia. É um modelo único de viver, só Deus é assim. Nós, seres humanos, somos chamados a buscar essa comunicação. Somos imperfeitos, mas somos convidados a ver, querer e desejar essa comunhão que nos é proposta como modelo de vida", exemplificou a professora.

Deus se comunica na história, que não ocorre somente nas leis da necessidade, mas passa por um sentido maior, de "um Deus que deixa suas pegadas dentro da história". "Só existe uma história e a história da salvação é a nossa história", destacou.

A partir da mundança do Antigo Testamento para o Novo Testamento, a Palavra dá um salto qualitativo, afirma Maria Clara. "Deus começa a falar pelo Filho. N'Ele [Jesus Cristo], a primeira comunidade reconheceu e proclamou o Messias esperado. Em Jesus se vê a perfeição da comunicação entre Deus e a humanidade. Ele é, ao mesmo tempo, a Palavra e o perfeito ouvinte".

E o Espírito Santo é o intérprete da comunicação de Deus. "A Teologia afirma que o Espírito Santo, derramado em Pentecostes, habita em nós. E experimentar isso é a vocação de todo cristão e condição para viver sua vocação e missão no meio do mundo".

E concluiu que o Espírito Santo é a condição de possibilidade da nossa comunicação.

Participaram da mesa de debates também o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, o professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio André Trigueiro, e o professor do Instituto de Psicologia da UFRJ Joel Birman.

fonte: Canção Nova
 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Selinho Recebido com muito amor e carinho

Que fofura de selinho que a Gi fez para nos catequista unidos, (fiquem a vontade pode pegar).
Gi você é mais que uma amiga.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pessoal vamos ajudar a Joana

Pessoal, vamos ajudar a nossa amiguinha Joana que tão jovenzinha já sabe coisas lindas e maravilhosa. Conto com vocês e ela também, visitem o bloguinho dela http://entresonhos2.blogspot.com/, é lindo, visitem e sigam. E quem já é seguidor repassem esse banner, beijos


Rumo aos 30 Seguidores!


Oi  pessoal!
Tentando chegar aos 30 seguidores!Qualquer ajudinha eu agradeço! Fiz um selinho especial e peço a ajuda de vcs para divulgá-lo aos outros blogs que conheçam! Quando o blog alcançar 30 seguidores : selinho LINDÍSSIMO para vcs!!!Peçam para seguir o Entre Sonhos!( Notícia quentinha: vou postar mais, prometo).



Leve esse Selinho com vocês:






Repassem please!!!


Beijinhos queridas(os) amigas(os)! 

Um Grande Amigo

Eu encontrei um grande Amigo
Ele é Filho de Deus Pai
O seu nome é Jesus Cristo
Nele a gente pode confiar
Jesus! Jesus!
Nele a gente pode confiar
 
Nele a gente pode e deve confiar




Desejo, neste dia do amigo, que nós companheiros de evangelização possamos encontrar forças na nossa união para levar adiante a boa nova, e trazer para nossos corações mais ternura, mais amor e ESPERANÇA,  para que nosso mundo possa voltar a ter a paz que nosso amigo maior deseja para todos. FELIZ DIA DO AMIGO!
“Obrigada, Jesus
por sua amizade, seu amor, pelo seu carinho, seus conselhos.
Lhe peço que abençoe a todos os meus amigos.
Também aqueles que um dia foram meus amigos e hoje não são mais, aqueles que um dia ainda serão meus amigos, e até aqueles que desprezam a minha amizade e não gostam de mim.
Abençoa meus amigos verdadeiros e os não tão verdadeiros assim.
E, principalmente, os que ainda não são Seus amigos, Jesus.
Que eles possam Lhe conhecer e amar verdadeiramente.
Receba meu coração como o maior presente que eu possa Lhe dar no dia de hoje e sempre!"

Pessoal achei lindo essa postagem e tomei a liberdade de posta-lá aqui no meu blog também rsrs, copiei ela e estou dando todos os seus devidos créditos ao nosso amigo Manoel do blog Família para Deus, passem por lá para fazerem uma visitinha para ele, vejam que blog maravilhoso abraços a todos. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Recebi esse carinho da minha amiga catequista Decca. 



Faço das palavras dela postadas em seu blog, as minhas palavras.

Amo meus amigos e amigas blogueiros, gente que leva a Palavra, que é o próprio Jesus, as pessoas. É assim, juntos, que podemos tornar o mundo melhor. É assim, juntos, que estamos a caminho na construção do Reino de Amor de Deus.

Obrigada Lurdes querida, Deus te abençoe!

Pessoal aproveite e dá uma passadinha lá.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pais podem educar seus filhos com a Igreja

Os pais não devem ter medo de serem testemunhas de fé e para enfrentar as dificuldades de educar seus filhos em Cristo eles podem contar com a Igreja, ressaltou o Papa Bento XVI na manhã deste sábado, 2, ao se encontrar com sete mil fiéis da Diocese de Altamura-Gravina-Acquaviva delle Fonti em peregrinação a Roma.

“Queridos pais, sejam as primeiras testemunhas da fé! Não tenham medo das dificuldades em meio às quais são chamados a realizar a vossa missão. Vocês não estão sozinhos! A comunidade cristã está junto a vocês e vos sustenta. A catequese acompanha os vossos filhos no crescimento humano e espiritual deles, mas é uma formação permanente, não se limita a preparação para o recebimento dos Sacramentos”, elucidou o Papa.

A participação da Missa dominical, disse ainda Bento XVI, é decisivo para a família e para toda comunidade. Nos sacramentos, principalmente na Eucaristia, Jesus opera para a transformação dos homens.

“É justamente graças ao encontro com Cristo, na comunhão com Ele, que a comunidade cristã pode testemunhar a comunhão, abrindo-se ao serviço, acolhendo os pobres e os últimos, reconhecendo o vulto de Deus no enfermo e em cada necessitado”, enfatizou.

O Papa ressaltou ainda que a ação pastoral deve objetivar a formação de pessoas maduras na fé para viver nos meios onde o mesmo Deus é ignorado, pessoas coerentes com a fé que levam em todos os ambientes a luz de Cristo, pessoas que vivem com alegria a fé, transmitindo a beleza de serem cristãos.

Igreja: corpo de Cristo e comunhão
“Viver mais intensamente o 'ser Igreja'", "Povo de Deus”, “Corpo de Cristo e Comunhão”, exaltou Bento XVI. O Papa salientou que a Igreja “não pode ser em si mesma o princípio vital, mas depende de Cristo, que é sinal e instrumento eficaz”.

O Santo Padre chamou também a atenção para o risco de “reduzir tudo numa dimensão horizontal, distorcendo a identidade da Igreja e do anúncio da fé”.

“A Igreja não é uma organização social, filantrópica, como muitos a veem. Ela é a comunidade de Deus, é a comunidade que crê, que ama, que adora o Senhor Jesus e abre as velas ao sopro do Espírito Santo, e por isso, é uma comunidade capaz de evangelizar e de humanizar. A relação profunda em Cristo, vivida e alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, torna eficaz o anúncio, motiva o empenho para a catequese e anima o testemunho da caridade”, ressaltou Bento XVI.

Segundo o Papa, muitos homens e mulheres deste tempo precisam encontrar Deus e vê-Lo no atual momento histórico marcado por luzes e sombras.

“Assistimos a atitudes complexas: fechamento em si mesmo, narcisismo, desejo de consumo, sentimos sem responsabilidade... Tantas são as causas deste desorientamento, que se manifesta numa profunda angústia existencial, mas ao fundo de tudo isso se pode ver a negação da dimensão transcendente do homem e da relação fundamental com Deus”, salientou o pontífice.

Neste sentido, o Santo Padre destacou que é decisivamente necessário que as comunidades cristãs promovam a fé, dando particular atenção para a educação cristã, a fim que cada pessoa possa fazer um autentico caminho de fé e, para isso, a família é a primeira responsável.

O Santo Padre encorajou os sacerdotes a anunciar o Evangelho não temendo o diálogo com a cultura de hoje. Bento XVI pediu aos padre que esses sempre reconheçam o dom que receberam, para que possam servir com amor e dedicação o povo de Deus confiado a cada um deles.

“Anunciem com coragem e fidelidade o Evangelho, sejam testemunhas da misericórdia de Deus e, guiados pelo Espírito Santo, saberão indicar a verdade, não temendo o diálogo com a cultura e com aqueles que estão em busca de Deus”, disse o Pontífice.


fonte: Rádio Vaticano
 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O remédio para as feridas da humanidade é o Amor

“Devemos abandonar o caminho da arrogância, da violência usado para obter posições de maior poder, para garantir o sucesso a qualquer custo”. Foi o convite do Papa Bento XVI na mensagem que antecedeu o Angelus deste domingo, 3, na Praça São Pedro.

Retomando as palavras do Evangelho deste domingo (cf Mt 11, 25-30 - no Brasil se comemora a Festa de São Pedro e São Paulo), o Santo Padre explicou que o “jugo” de Cristo é a lei do amor.

“Quando Jesus percorria as estradas da Galiléia, proclamando o Reino de Deus e curando muitos doentes, - disse o Papa - sentia compaixão pelas multidões porque estavam cansadas e oprimidas, como ovelhas sem pastor”. Aquele olhar de Jesus parece estender-se até hoje, até o nosso mundo.

O olhar de Cristo
“Ainda hoje [o olhar de Jesus] pousa sobre tantas pessoas oprimidas por condições de vida difíceis, mas também privadas de válidos pontos de referência para encontrar um significado e uma meta para sua existência. Multidões estão oprimidas nos países mais pobres, provadas pela indigência; e até mesmo nos países mais ricos são tantos os homens e mulheres insatisfeitos, até mesmo pessoas com depressão. Pensamos então nos numerosos deslocados e refugiados, naqueles que imigram arriscando suas vidas”.

O olhar de Cristo – continuou o Santo Padre - pousa sobre todas essas pessoas, ou melhor, sobre cada um desses filhos do Pai que está no céu, e repete: “Vinde a mim, vós todos ...”.

Jesus promete dar a todos "descanso", mas estabelece uma condição: “Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração". O que é este "jugo", pergunta-se o Papa, que em vez de pesar torna-se mais leve, e ao invés de esmagar levanta? O "jugo" de Cristo é a lei do amor, é o seu mandamento, que deixou aos seus discípulos”.

O remédio para a humanidade
"O verdadeiro remédio para as feridas da humanidade, sejam aquelas materiais, como a fome e as injustiças, sejam aquelas psicológicas e morais causadas por um falso bem-estar, é uma regra de vida baseada no amor fraterno, e que tem a sua fonte no amor de Deus. Por isso devemos abandonar o caminho da arrogância, da violência usada para obter posições de maior poder, para garantir o sucesso a qualquer custo".

Também em relação ao meio ambiente - disse ainda Bento XVI - devemos renunciar ao estilo agressivo que dominou nos últimos séculos e adotar uma razoável “mansidão”. Mas acima de tudo nas relações humanas, interpessoais, sociais, a regra do respeito e da não-violência, ou seja, a força da verdade contra qualquer injustiça é aquela que pode garantir um futuro digno do homem.

O Papa recordou por fim que ontem, nós comemoramos uma particular memória litúrgica a de Maria Santíssima louvando a Deus por seu Coração Imaculado. Nossa Senhora nos ajude a “aprender” de Jesus a verdadeira humildade, a tomar com decisão o seu jugo suave, para experimentar a paz interior e sermos capazes de consolar outros nossos irmãos e irmãs que trilham com fadiga o caminho da vida.

Em seguida concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Não esquecer de rezar durante as férias
Antes de se despedir dos fiéis reunidos na Praça São Pedro o Papa saudou os grupos presentes em várias línguas. Durante as férias não se esqueçam da oração, inclusive colocando “o Evangelho na sua bagagem”, recomendou o Papa.

Com palavras diferentes, unidas, porém pela mesma intenção, Bento XVI fez um convite aos fiéis: “neste momento do ano no qual muitos de vocês farão férias, - disse em inglês - rezo para que vocês possam verdadeiramente repousar o espírito e o corpo e possam encontrar em Deus uma ocasião de repouso”.

Em francês, o Papa disse ainda: “Dêem espaço à leitura da Palavra de Deus, em particular do Evangelho que espero vocês não deixarão de colocar na sua bagagem para as férias”.

O Santo Padre irá iniciar um período de repouso, portanto, nos próximo dias deverá se transferir para a cidade de Castel Gandolfo, na região do Lácio, província de Roma. “Dali, se Deus quiser, guiarei o Angelus do próximo domingo”, afirmou Bento XVI.


fonte: Rádio Vaticano

Obaaa!!! Curso para Catequistas.

Povo de Deus!
Nossa amiga está nos oferecendo um cursinho de férias!
Corram lá para verem todos os detalhes... 
eu só consigo me lembrar da palavra PRESENTE....rsrsr


Divulguem!!!!
Entrem no blog da Layse e confira!!!! clique aqui 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mimo

Ofereço com muito carinho aos meus irmãos em Cristo, este selinho.
Pois esse é o primeiro rsrsrsrs, mas sei que o fiz colocando muito amor e carinho. Dedico a vocês meus queridos  parceiros  na Evangelização: 


http://catequesenanet.blogspot.com
http://semeandocatequese.blogspot.com
http://catequistadecca.blogspot.com
http://catequesecaminhando.blogspot.com
http://catequesejesusinfantil.blogspot.com
http://lucianemaria.blogspot.com
http://catequesekids.blogspot.com
http://pspedrogpuava.blogspot.com
http://catequistaroberto.blogspot.com
http://blogjonathancruz.blogspot.com
http://aprendendoasercatequista.blogspot.com
http://ma-nan-cial.blogspot.com
http://wwwblogdaprecatequese.blogspot.com
http://paozinhodoceumaria.blogspot.com
http://jardimdafe.blogspot.com
http://amandoacatequese.blogspot.com
http://sorrindocomjesus.blogspot.com
http://docessonhosdepapel.blogspot.com
http://nospassosdejesusamor.blogspot.com

E fiquem a vontade em passar esse selinho adiante.

domingo, 3 de julho de 2011

Selinho ebaaaa....

Obrigada amigas, pelo selinho fiquei muito feliz, ameeeeeeiiiiiiiiiii. beijinhos.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O CRISMA FOI, PARA MIM, A MAIOR DECEPÇÃO

Outro dia, após uma das muitas reuniões que estamos tendo para preparar a celebração da Crisma e o retiro dos crismandos, minha irmã questionava o porquê eu “insistia” em ser catequista.
Tentei explicar a ela de maneira direta o motivo que ainda me mantêm na Catequese, porém para minha surpresa, após alguns minutos de silêncio ela me questiona novamente: Mas por que logo de Crisma?
No início pensei que ela duvidasse da minha capacidade em ser catequista de Crisma, mas ela completou:
“A crisma pra mim foi minha maior decepção, eu espera muito de mim, da Igreja e da minha madrinha após o sacramento, mas nada aconteceu, ficou tudo igual ou pior. A preparação foi fraca, só fizemos falar da campanha da fraternidade e revisar tudo o que já tínhamos visto na catequese. As coisas eram pra serem diferentes, só porque tínhamos um cantor como catequista, tudo precisa ser cantado? Só porque a outra catequista era da RCC ela tinha que chorar todo encontro? Eu me lembro que antes de anunciarem quem estava preparado tinha que fazer um redação justificando o motivo pelo qual nos achávamos preparados para receber o sacramento e eu respondi que não estava preparada, que não era o meu momento, mas aposto que nem leram. Afinal, em uma turma de mais de 60 pessoas, como perder tempo lendo redações se no encontro seguinte já questionavam quem seria meu padrinho? Eu só tinha 15 anos, não sabia o que queria, e graças a Crisma e a catequistas como aqueles, até hoje eu não sei meu papel na Igreja, e é por isso que não vou as missas”.


Depois dessa confissão, fiquei sem argumentos. É um grito de socorro que ela deu. Eu sei que ela não vai às missas não só por esse motivo, têm muitos outros envolvidos. Hoje sei que minha irmãzinha, aquele a quem eu coloquei e incentivei no grupo de coroinhas, no grupo de oração do terço, apesar de todas essas vivencias, nunca teve um encontro pessoal com Deus.


Aproveito para me questionar e deixar a todos os que vão ler isso a seguinte pergunta: Que cristão eu estou encaminhando?


Sandra Avelino


Catequista da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Arquidiocese de Feira de Santana-B

Fonte: Blog da minhas amigas Sandra e Clécia CATEQUESE CAMINHANDO.

Juventude ganha coordenação junto à CNBB

A Presidência da recém-criada Comissão Episcopal Pastoral
para a Juventude da CNBB emitiu um comunicado nesta
quarta-feira, 30, anunciando a criação de uma coordenação
 nacional de jovens que represente a pluralidade de expressões
de trabalho juvenil eclesial no país.

A coordenação nacional será formada pelos seguintes integrantes:
- das Novas Comunidades: Diogo Victor Rocha (Shalon) e
Adriano Gonçalves (Canção Nova);
- das Congregações Religiosas: Alex Bastos (Franciscanos) e
Félix Fernando Siriani (Salesianos);
- das Pastorais da Juventude: Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira (PJ),
Monique Cavalcante Benevent (PJE), Eric Souza Moura (PJMP),
Josiel Ferreira (PJR);
- dos Movimentos Eclesiais: Renato Conte Rocha (ENS) e
 Lisiane Griebeler (RCC).

"A coordenação terá a responsabilidade de garantir o
protagonismo juvenil na organização nacional e o espirito de unidade
 das diversas expressões de juventude do Brasil. Detalhes da identidade e
missão dessa coordenação serão posteriormente delineados. A articulação
 e as consequentes despesas serão por conta da Comissão Episcopal
Pastoral para a Juventude", indica o comunicado.

A criação do grupo foi um desejo expresso após o encontro entre os
Bispos Referenciais da Juventude nos dezessete regionais da CNBB,
realizado em março.

"Essa coordenação nacional será a referência principal para a pastoral juvenil
na Igreja do Brasil e nos representará nas instâncias internacionais,
principalmente no CELAM e no Pontifício Conselho para os Leigos.
Ela está sendo composta pelos quatro jovens secretários das
Pastorais da Juventude, por dois jovens de Movimentos Eclesiais,
por dois jovens de Novas Comunidades e por dois jovens ligados às
Congregações que possuem este carisma. A sua organização e seu
acompanhamento estarão sob a responsabilidade direta dos
 Assessores Nacionais, Pe. Carlos Sávio e Pe. Toninho", aponta o texto.


fonte: CNBB